11 dezembro, 2006

Mortalidade Infantil piora no Brasil diz Unicef

O relatório anual Situação Mundial da Infância do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que será divulgado nesta segunda-feira (11), mostra que o Brasil avançou, mas perdeu posições para países mais pobres que melhoraram com mais rapidez as condições de vida de suas crianças.
O país está em 86º lugar numa lista de 190 nações preparada com base na mortalidade de crianças menores de 5 anos. É o quinto ano consecutivo que o Brasil cai no ranking. Desde 2003, já perdeu sete posições.
De acordo com o relatório, a cada grupo de mil crianças brasileiras nascidas vivas, 33 morrem antes de completar 5 anos de idade. No ranking anterior, o índice de mortalidade era de 34 para cada grupo de mil.
Pelos critérios definidos pelo Unicef, o país de melhor desempenho entre todos os aferidos, San Marino, figura na 190ª posição. No ano passado, o Brasil era o 88º colocado. Em 2003, era o 93º.
A comparação com os vizinhos da América Latina é dolorosa. Entre 21 países, o Brasil é o 15º. A maior economia da América Latina fica atrás de El Salvador e República Dominicana, e muito longe de Argentina, Uruguai e Chile.
A queda do país na classificação geral é explicada pelo avanço de dois pequenos países. Belize, na América Central, deu um salto surpreendente: aparecia atrás do Brasil, na 81ª posição, e pulou para a 125ª. As Ilhas Salomão, que hoje ocupam a posição que foi do Brasil três anos atrás, ainda eram o 70º no ano passado.
Para completar, o Egito, que ficava duas posições atrás no levantamento anterior, hoje já empata com o Brasil.
Fonte: Globo.com

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br