02 abril, 2007

Pesquisa Vai Avaliar Merenda Escolar

Pela primeira vez em 51 anos, a merenda das escolas brasileiras passará por uma avaliação. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) começa hoje uma pesquisa para mapear a qualidade.
A pesquisa será feita por amostragem e serão visitados durante os próximos dois meses 690 municípios e entrevistados 21,6 mil estudantes do Ensino Fundamental em 1.080 escolas. Também serão ouvidos 1.980 membros de Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), 1.080 merendeiras, 1.080 professores e 1.080 diretores.
Os jovens vão passar por um diagnóstico do estado nutricional. E será avaliado o aspecto da segurança alimentar, que inclui a infra-estrutura e as condições higiênicas do local de produção e a distribuição dos alimentos escolares.
A professora Célia TerraNova Mauro, ex-presidente do Conselho Estadual de Merenda Escolar, acha a pesquisa fundamental para identificar problemas, principalmente, nos municípios mais pobres. ‘Isso deveria já ter sido feito há mais tempo. Em São Paulo, as queixas são poucas e acredito que será uma das mais bem avaliadas do País. Como também acho que em Estados do Nordeste será possível melhorar a alimentação dos jovens e adequar os itens servidos ao paladar daquela região, o que nem sempre é cumprido, mas essencial.’
Em 2006, o Pnae investiu R$ 1,6 bilhão para ajudar Estados a subsidiar a merenda. Em 2005, os investimentos eram de R$ 1,3 bilhão.
Fonte: Agência Estado

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br