15 janeiro, 2008

Reformas devem garantir o estádio de Santarém no Parazão

Uma ação emergencial foi iniciada na segunda-feira (14), no estádio municipal de Santarém, conhecido por 'Barbalhão'. O objetivo é garantir as condições para que o estádio possa receber jogos do Campeonato Paraense de Futebol, permitindo que o time do São Raimundo, representante local na competição, jogue em casa.
As instalações do estádio foram consideradas inadequadas pela comissão de vistoria dos estádios do Pará, formada por representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil.
Apenas o estádio Edgar Proença, o 'Mangueirão', em Belém, foi aprovado para jogos do campeonato, sob a condição de a Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), que administra o espaço, fazer alguns ajustes, como a colocação de câmaras de vídeos nas áreas internas e externas do estádio.
O 'Barbalhão', com capacidade paras 18 mil torcedores, foi inaugurado em 1985, sendo depois repassado para a Prefeitura de Santarém. Nos últimos anos, o estádio vem apresentando fissuras nas placas de concreto, possível comprometimento da estrutura de ferro das pilastras e arquibancadas, com pontas de vergalhões expostas, e outros problemas de infra-estrutura, detectados na vistoria realizada pela comissão em 12 de dezembro de 2007.
A Federação Paraense de Futebol informou à Prefeitura de Santarém sobre a interdição do estádio e as providências que precisam ser tomadas para tenha condições de sediar jogos do Parazão.
Na última sexta-feira (11), atendendo ao convite do vice-governador Odair Corrêa, a secretária de Esporte e Lazer, Lúcia Penedo, esteve em Santarém (oeste do Pará), junto com técnicos da Seel e da Seop (Secretaria de Estado de Obras Públicas), e o secretário adjunto de Obras, Cleber Matos, para verificar a possibilidade de conclusão das obras do estádio.
Odair Corrêa e Lúcia Penedo reuniram-se com autoridades e representantes de entidades esportivas de Santarém. Foi decidido que a Prefeitura atenderá de imediato a algumas exigências da comissão, como instalação de comunicação visual, corte de árvores, colocação de alambrados e de ponte sobre o fosso, para facilitar o acesso de ambulância ao gramado. A Seel fará um levantamento orçamentário para analisar a possibilidade de realizar o restante da reforma.
Dentro de 30 dias o estádio deverá ser novamente vistoriado, para que a comissão verifique se haverá condições de receber jogos do Campeonato Paraense. As obras de adequação do estádio estão estimadas em R$ 152 mil, valor inferior ao que seria gasto pela Federação de Futebol no deslocamento da equipe do São Raimundo até Belém, para cumprir a tabela de jogos do campeonato.
Treino - Diante dos atrativos turísticos de Santarém, a secretária Lúcia Penedo sugeriu ao vice-governador que, caso Belém seja escolhida uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, o governo do Pará proponha a realização de jogos treinos das seleções no estádio santareno.
Segundo Lúcia Penedo, cidades distantes até mil quilômetros da sub-sede podem ser locais de treinamento das seleções. Santarém, reforçou a secretária, poderia ser uma dessas cidades, já que está entre Belém e a capital amazonense, Manaus, que disputa com a capital do Pará uma das sub-sedes do mundial.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br