13 novembro, 2008

UFPA forma primeira turma de graduação na modalidade a distância

Nesta sexta-feira (14), a UFPA forma a primeira turma de professores de matemática a distância das regiões Norte e Nordeste. São 116 docentes que cursaram a graduação além da sala de aula. Mais do que uma nova modalidade, o ensino a distância está se tornando um novo paradigma de aprendizado ao possibilitar uma mudança no tradicional modelo de ensinar e aprender. Apesar da primeira impressão, a distância entre o aluno e o professor é apenas um elemento desse novo formato.
O perfil do aluno ingressante, a relação dele com a instituição e o novo papel do professor na relação de ensino-aprendizagem transformam a educação não-presencial num campo de ensino promissor. A previsão de especialistas é que nas próximas décadas a educação a distância deverá reunir mais alunos do que a presencial.
A educação a distância permite que pessoas sem possibilidades de freqüentar regularmente cursos presenciais possam ser incorporadas à escola. Além disso, facilita a educação continuada. O aluno torna-se o foco do processo de aprendizagem. Passa a ter maior autonomia para identificar suas necessidades e procurar as informações, com o intuito de refletir sobre elas, discuti-las e adaptá-las às suas necessidades. As informações passam a estar disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, e não apenas quando o professor as apresenta.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br