19 janeiro, 2007

Fundador da Renascer deixa prisão nos EUA; bispa Sônia deve sair ainda hoje

Estevam Hernandes Filho, fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, deixou na noite desta quinta-feira a prisão nos Estados Unidos. Sua mulher, Sônia Haddad Moraes Hernandes, deve sair ainda hoje.O casal, no entanto, será vigiado pela polícia de Miami e não poderá deixar o local. Os Hernandes foram detidos no último dia 9 no aeroporto de Miami por terem declarado incorretamente à alfândega norte-americana que não carregavam mais de US$ 10 mil cada. O casal portava, entretanto, US$ 56 mil em espécie.
Relatório produzido pela própria alfândega norte-americana revela que o casal transportava os dólares escondidos em diversos compartimentos, como bolsas, porta-CDs e até dentro de uma bíblia, que estava na bagagem de Sônia.O casal ficou preso no Centro de Detenção Federal, na região central de Miami, até terça-feira, quando os dois foram transferidos para detenções da polícia de imigração.Estevam seguiu para o Centro de Detenção Krome, enquanto sua mulher foi levada para uma prisão em West Palm Beach, próxima de Boca Raton, cidade onde o casal possui uma mansão.
No Brasil, Sônia e Estevam são acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato.
Reportagem publicada pela Folha no dia 25 de outubro informava que um ex-funcionário da Renascer, que se identificou como "J", disse que o dinheiro arrecadado entre os fiéis era usado para pagar funcionários de empresas dos Hernandes. Assim, sobravam mais recursos para que as empresas do grupo comprassem bens. Numa outra denúncia, o Ministério Público de São Paulo acusou os Hernandes e o bispo primaz Jorge Luiz Bruno de falsidade ideológica. Eles teriam montado uma igreja "laranja", chamada Internacional Renovação Evangélica, para livrar a Renascer de processos.Segundo a denúncia, a igreja Internacional Renovação Evangélica, criada em 2004 por Jorge Luiz Bruno, não existe fisicamente. No endereço indicado na ata de fundação --rua Maria Carlota, 879, na zona leste de São Paulo-- funciona um templo da Renascer.
Fonte: Folha Online

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br