16 março, 2007

Deputado propõe transferência da Eletronorte de Brasília para Belém


O deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) apresentou ontem projeto de lei na Câmara dos Deputados propondo a transferência, de Brasília para Belém, da sede da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). Segundo o parlamentar, não há mais sentido em manter na capital federal uma estatal com atuação exclusiva no Norte brasileiro. 'As condições que levaram à instalação da sede em Brasília deixaram de existir', diz, defendendo o novo status de empresa genuinamente nortista para a estatal. 'Há um clamor por isso e acho que será atendido', prevê.
Wandenklok lembra que, em 1973, quando Brasília foi escolhida como sede da empresa, as comunicações com a região Norte eram difíceis. Além disso, a empresa, então recentemente instalada, precisava ser acompanhada de perto pelas autoridades federais. Hoje, porém, em plena era da telefonia móvel, da internet e do jato, ele considera a manutenção do corpo diretivo longe da área de atuação um contra-senso. 'Nada justifica a permanência da sede da empresa em Brasília', enfatiza.
O parlamentar também argumenta a favor de sua tese com o fato de que todas as demais subsidiárias da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) estão sediadas nas regiões em que operam. 'A Eletronorte é a única e preocupante exceção', observa, estendendo os benefícios do projeto de lei aos demais estados nortistas.
Fonte: O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br