17 novembro, 2008

Trecho paraense da BR-163 perde verba

O Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit ) retirou R$ 73 milhões do trecho paraense das obras de pavimentação da Santarém-Cuiabá (BR-163) e desse total, realocou R$ 52,8 milhões para o trecho da mesma rodovia que está sendo pavimentado no Estado do Mato Grosso, terra de Luiz Antônio Pagot, presidente do Dnit. As obras de pavimentação da BR-163 até a fronteira com o Mato Grosso também foram suspensas. O sonho de ver a rodovia asfaltada até o final de 2010 também foi adiado.
O decreto de suspensão do repasse dos recursos foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardes. Com o decreto, além do trecho paraense da Santarém-Cuiabá, deixaram de receber recursos várias obras e o programa de segurança nas estradas. A terra natal do presidente do Dnit vai recebeu ainda R$ 40,5 milhões para obras de recuperação da rodovia BR-364.
Em Santarém, a notícia de retirada da verba das obras da rodovia foi recebida com muita indignação e revolta. Até porque, o próprio Luiz Pagot já havia visitado a cidade e garantido a finalização dos trabalhos.
A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) se manifestou dizendo estar surpresa. 'Nós estamos muito preocupados com a notícia desse corte nas verbas da BR-163. Vamos ficar muito vigilantes a respeito de todo esse desdobramento, dessas informações, pois até então temos alguns pontos divergentes de opiniões seja por parte do 8º BEC ou do próprio governo', disse o empresário Olavo das Neves, presidente da ACES, entidade que recebeu o presidente do Dnit durante sua passagem por Santarém.
A notícia também causou revolta entre os vereadores. O governo federal foi criticado até por parlamentares governistas. O vereador Otávio Macedo lamentou a medida e disse que 'mais uma vez o nosso sonho foi adiado'. Ele diz que a situação da BR-163 é de extrema precariedade, causando custos muitos altos para os produtores rurais que utilizam a via como corredor de escoamento de suas produções.
Para o vereador Rivelino Mota, líder do PT, é preocupante a retirada dos recursos. Ele disse esperar que a situação seja revertida e o projeto de asfaltamento pleno da rodovia seja finalizado o mais rápido possível, por ser também, um compromisso do governo Lula. O vereador petista deixou claro que a vontade de ver desenvolvida a região, através do asfaltamento do BR-163 está além do fato de ele ser do PT, lamentando a medida tomada pelo governo federal.
A vereadora Odete Costa, também do PT, disse que o governo federal quer asfaltar a Santarém-Cuiabá com responsabilidade. 'Não podemos asfaltar a rodovia, sem levar em consideração o que existe de bonito na nossa fauna e flora e principalmente com relação às pessoas que moram no entorno no seu entorno, por onde vai passar o asfalto, para isso estão sendo realizados estudos, fazendo com que o asfalto não venha trazer mazelas e sim benesses', argumentou a vereadora.
O tenente coronel José Alberto Ribeiro, comandante do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), instituição responsável por parte das obras de pavimentação da rodovia, quis amenizar o impacto. Ele disse que a notícia não é tão ruim assim e que a imprensa interpretou de forma equivocada. 'Liguei pra Brasília para confirmar e a informação que eu tenho é que essa notícia não procede. Esse recurso iria ser distribuído para empreiteiras', informou o comandante.
Ribeiro afirmou à imprensa que o governo vai poupar os recursos este ano para utilizá-los em 2009 devido às proximidades da chuva. Mas não explicou porque foram realocados recursos para o trecho mato-grossense da rodovia, haja visa que lá também está próximo o período de chuva.
De acordo com o comandante, o primeiro lote do trecho Santarém/Rurópolis deve ser entregue até o final de dezembro. 'Se a população for andar na estrada vai ver que boa parte dela já está inclusive pintada com placas, plantação ao lado para proteger e até meados do mês que vem eu to entregando 21 quilômetros e meio', justificou.
Alailson Muniz

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