Prêmio tem 2 paraenses na etapa final
Pela primeira vez as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Mulher Empreendedora são do interior do Pará. Francinete dos Santos, de Jacundá, e Benedita de Moraes, de Altamira, foram as ganhadoras da premiação que o Sistema Sebrae realiza desde 2004 em todo o Brasil. O resultado foi anunciado, ontem, em uma cerimônia que aconteceu na sede da instituição no Estado.
Francinete dos Santos venceu na categoria Grupo de Produção Formal - cooperativa e associação -, com a história 'Uma guerreira em Prol do Profissionalismo Feminino', que trata de como a maranhense veio para o Pará sem nada e deu a volta por cima, organizando a associação dos feirantes de Jacundá e, logo depois, a Associação de Mulheres em Defesa do Verde e da Vida – AMDVV, da qual é presidente. 'Cheguei em Jacundá sem nada, vendendo coisas em cima de uma lona no mercado municipal, mas consegui reverter esta situação', ressalta. Para ela, o mais importante é não desistir. 'Fui muito determinada, por isso consegui as coisas. Não só para mim, mas para todas as 2.500 mulheres que hoje fazem parte da associação', observa. A AMDVV oferece cursos de capacitação em várias áreas, como informática e artesanato. Também por meio da associação, mulheres de dez municípios paraenses receberam apoio financeiro para abrir um empreendimento.
Dona de uma empresa que vende artigos escolares, de festas e de escritório, além de oferecer uma série de serviços, em Altamira, Benedita de Moraes levou o prêmio na categoria 'Proprietária de Micro e Pequena Empresa'. 'Passei por muitos problemas, mas hoje tenho minha livraria e já penso em ampliar o negócio', comenta.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home